Quarta: dia de Jogo

Produção de Francisco Teicher. Direção de Clara Henriques e Luiza França.

Duração: 15minutos

Sinopse: A quarta-feira, no Rio de Janeiro, é diferente dos outros dias por ter futebol à noite. “Quarta: Dia de Jogo” traça a jornada de alguns trabalhadores através da rádio Bafo de Onça. Mas como nem tudo é sobre futebol, há quem prefira dançar música brega na Feira de São Cristóvão ao fim do expediente.

1883 - 28

Thank You For Your Vote!

Sorry You have Already Voted!

Participe da discussão

82 comentários

  1. Gostei muito.
    Um bom testemunho sobre o cotidiano sofrido de tantos moradores do Rio de Janeiro. O filme mostra o valor da música brega, que dá voz ao sentimento de uma população excluída.

  2. Representa bem os atores da quarta feira, mostrando a diversidade e os anseios dos protagonistas

  3. Gostei muito. O filme retrata o cotidiano de pessoas simples que vivem do trabalho e se divertem no ambiente que também é muito simples.

  4. Muito bom, no espírito carioca e em defesa do rádio – maravilhoso meio de comunicação !!! Parabéns

  5. Gostei muito. Atingiu muito bem o objetivo de demonstração do dia a dia do carioca.
    Fotografia também interessante.

  6. Boa narrativa do cotidiano carioca, num dia de quarta-feira, em que a rotina se antecipa ao “jogo” do dia, expondo a jornada do trabalhador que, apesar dos inúmeros sacrifícios, não perde a sagacidade e vai à luta. O pano de fundo com áudio de programa de rádio é muito bom e sintetiza a preferência popular, no âmbito musical, de um público específico, que fortalece a sua identidade num estilo anacrônico para alguns, porém determinante para um segmento de ouvintes. Os “big closes” nos transportes são bons e o discurso feito pelos takes de imagens promovem uma boa linguagem de interação. O “jogo” se traduz não só pelo futebol, mas pelo jogo da vida narrado numa quarta-feira, na qual cidadãos “comuns” trafegam por uma das maiores cidades do país. Boa produção!

  7. Gostei. Apresenta muito bem o carioca nosso de todo dia e conquista a atenção do espectador. Boa fotografia.

  8. Belo retrato de nosso cotidiano carioca. Parabéns! Sucesso!

  9. Apresentou de forma muito clara o dia a dia dos cariocas! Se o brasileiro não desiste nunca, o carioca se reinventa todos os dias para levar comida pra mesa e ainda curte muito uma música verdadeiramente romântica.
    Excelente fotografia!!

  10. Parabéns. Gostei muito. Mostra todas as diferenças , escolhas, dificuldades e diversidades de narrativas de pessoas numa mesma sintonia. Um olhar sensível . Linda fotografia.

  11. Muito bem bolado e conduzido o seu propósito, em realçar a FELICIDADE em diferentes situações populares.

  12. Lindo demais. Pra quem não é do Rio, como eu, mas já visitou a cidade várias vezes, a sensação de fazer parte de tudo isso é realmente presente ao acompanhar esse trabalho. Fotografia estava sensacional também. Parabéns!

  13. Muito interessante valorizar os invisíveis de nosso País.
    Um olhar diferenciado para a música brega.
    Mais um aprendizado!

  14. Muito bom !!!
    Essa é a realidade de todos os dias!!!
    Mais a “quarta feira “ tem algo especial sim … seja lá futebol, forró, pagodinho, sambinha… enfim um pouco de ALEGRIA pra tantas dificuldades do dia a dia !!!
    Isso foi muito bem explorado .
    Parabéns a toda equipe

  15. É muito importante dar voz e imagem aos excluídos. Acho apenas q o foco/titulo do filme deveria destacar a música e o ethos brega.

  16. Muito interessante e bem feito. Um tratamento incomum de um assunto comum. Bravo!

  17. Muito real,trata exatamente como vivemos o dia a dia dos mais humildes

  18. Gostei muito!! Realidade da vida….. sofrimento, dificuldades de um povo simples…. Boa fotografia, roteiro, musica….. Parabéns!!!

  19. Excelente abordagem referente às culturas e à pluralidade de identidades.

  20. Gostei muito. Mostra o dia a dia do carioca, sua paixão pelo futebol. Alguns tem uma queda para a musica brega.
    Boa fotografia.

  21. Excelente! Trouxe a força e a melancolia do inesperado no Rio. Belo! Excelente fotografia!

  22. Gostei muito do tema, ao tratar das profissoes humildes, gostei da camera, do olhar da lente, das escolhas de tomada, da luz e das narrativas dissociadas das cenas… muito bom e interessante… nessa linha existe um mar de caminhos… muito bom. Parabens a todos!

  23. Lembrei da barraca de fruta do meu pai, ele era feirante…
    Parece uma época antiga, porém muitas coisas ainda não mudaram. Retrata o simples e suas dificuldades e conquistas.

  24. Muito bom, simples mas bem explicado!! Parabéns pela produção

  25. Espetacular! Um retrato transparente do dia a dia carioca. Montagem e som e direção impeáveis.

  26. Adorei o destaque ao rádio como elemento de comunicação que resiste. Parabéns aos autores.

  27. Muito bom! A música brega sempre estará em nossa vidas independente da época!

  28. Parabéns a todos os envolvidos. Como suburbana senti a essência do trabalhador carioca que movimenta essa cidade. A luta, as dificuldades o abandono político, mas sem perder a alegria de ver a metade cheia do copo.

  29. filme incrível, fotografia sensacional! muito sucesso pra esses produtores!

  30. Muito bom ! Realmente a cara do Rio , de seu povo trabalhador e do astral carioca apesar de todas as dificuldades.

  31. Excelente filme e principalmente atemporal.. poderia ser passado nos anos 70 ou hoje .. bem produzido, dirigido com excelente fotografia

  32. Imagens do dia a dia de uma cidade extremamente diversa, de muitos perfis, realidades e origens. Pessoas que convivem e coexistem em um mesmo espaço acordando, trabalhando, buscando o lazer e dormindo como grupos em paralelo.

  33. Excelente trabalho! Quarta feira, dia de jogo! Acredito que por ser no meio da semana, este dia traz consigo uma atmosfera de alegria e descontração. O que mais gostei foi o fato dos participantes serem pessoas comuns, do povo, cidadão carioca que a gente esparra nas ruas da cidade. Bela sacada! Nos vemos fazendo parte deste cotidiano. A identidade do carioca, do povo é sentida em sua plenitude! Obrigada pelo belo trabalho apresentado!

  34. Muito bom ,retrata bem a realidade dos trabalhadores que precisa do transporte público

  35. Gostei da fotografia e da montagem, que ilustra o papel da música chamada “brega” no quotidiano difícil de quem trabalha.

  36. Maravilhoso ! Um olhar generoso para nossa gente trabalhadora !

  37. Sensacional! Crônica visual da melhor qualidade! Adorei!

  38. Cenas do cotidiano muito bem escolhidas e bem filmadas. Parabéns aos realizadores.

  39. Retrato da vida de tantos trabalhadores cariocas! De forma real e clara o vídeo nos mostra que cabe diversão pra todas as classes. Parabéns!!!

  40. Amei!! Mostra bem a realidade dos cariocas e uma típica quarta feira e toda a diversidade de rotinas, estresses e prazeres diários que acompanham esse dia a dia.

  41. Parabéns aos Participantes e Sucesso Sempre Boa Sorte !!! Abraços …

  42. Excelente, muito bem trabalhado. Retrata bem o dia a dia da população.

  43. Gostei muito da gravação,bem diversificado,fala de vários gostos populares, gostei de ouvir a Cantora Gessy Lennys,de sua autoria a música “Serpente Sagrada” parabéns a produção e todo elenco .

  44. Apesar de ter sido gravado como um cotidiano carioca, há pessoas na película, que não nasceram no Rio, mas que pelo tempo que aqui moram, acabam intermediando o ” espírito carioca de ser “, trazendo, também,das suas origens, os seus modus vivendi, sendo assimilados pela cidade/cidadãos.
    Bela produção.

  45. Pessoal, parabéns

    Vocês conseguiram passar o clima do carioca de uma forma muito bacana mesmo.

  46. Gostei muito!
    Boa abordagem do cotidiano e dos pequenos anseios de uma parte da população que tende a ser invisibilizada.
    Olhar generoso que revela a beleza e simplicidade do brasileiro, sem esquecer de criticar as mazelas da cidade.

  47. As tomadas individuais são bem interessantes, e muito bem interligadas com o audio. O olhar do cineasta nem piegas nem contestador, mas sobretudo simpático. Parabens!

  48. Quanta sensibilidade! Um resumo riquíssimo de um cotidiano sofrido! Maravilhoso! E termina com uma música brega lindissima! Com esse curta dá para ver o seu grande sucesso pela frente!

  49. Belo e emocionante curta. Quando terminou pensei que seria maravilhoso um longa! Parabéns a toda a equipe – que capricho! Boa sorte. Estou na torcida. Viva vocês! Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *